21 abril 2007

Finalmente... pelo monte

Já eram 17:30 quando finalmente lá partimos a caminho do monte.
Para a maioria a terceira etapa do dia, para mim a primeira.

Um ponto de curiosidade deste passeio, e que a foto seguinte demonstra, é que pela primeira vez desde que me iniciei nestas actividades, não fui o único a conduzir um Pajero Pinin.
Aqui estamos nós, à saída de Bertiandos, onde eu estou parado e a indicar o caminho, no esquema muito eficiente de rotação ao penúltimo.



Neste esquema de progressão no terreno apenas o primeiro e o último elmentos mantêm as suas posições relativas durante todo o passeio. Estes dois são aqueles que definiram o percurso e, portanto, têm um grande conhecimento do mesmo.
Quando o primeiro chega a um entroncamento, onde acha que possam existir dúvidas do caminho a seguir, dá sinal ao que vem imediatamente dele atrás para parar. Este fica lá estacionado, a indicar a direcção correcta aos restantes participantes. Depois de todos passarem, e quando avista o último carro, sabe que pode seguir, em penúltimo.
Este esquema permite uma progressão realmente eficaz, com baixas perdas de tempo e onde muito dificilmente alguém se perde.

A paragem mostrada a seguir não tem a ver com problemas no esquema de progressão.
É apenas um dos pontos de início de uma passagem com maior dificuldade, no caso um corta-fogo bastante inclinado e com um piso muito solto.
Lá ao fundo, o outro Pinin que se preparava para arrancar.



Embora a serra D'Arga esteja muito queimada, como pude ver da auto-estrada no caminho para lá, na encosta por onde progredimos de tarde a paisagem ainda se revelava bastante verde e amarela.
Não, não tem nada a ver com o Brasil!-)
O verde é devido às folhas das árvores e dos arbustos, e o amarelo devido às flores dos mesmos arbustos, que se encontram todos floridos nesta época do ano.



Mais uma paragem, desta vez no meio dum pinheiral e bem à frente do Sr. UMM Amarelo do Rui Martins. Este, que de manhã tinha ficado com o depósito pendurado e a arrastar pelo chão.
À custa da entreajuda de todos lá se conseguiu recuperar o UMM, que acabou por fazer todo o restante passeio sem qualquer dificuldade.



Aqui já parado para a zona mais complicada do dia.
Pelo menos era a única zona que apresentava alternativa no roadbook.
A dúvida claro que surgiu, vou não vou, mas... lá acabei por ir! ;-)



A zona revelava-se realmente complicada!!
Uns valentes degraus de pedra, passagens estreitas, pedras imensas que se soltavam... Era só escolher.
É natural que para alguns carros que lá estavam, pela preparação que têm, aquilo não assustasse tanto, mas para mim achei que metia respeito. Muito respeito!
Neste post resolvi só colocar fotos do Pinin e, naturalmente, não tenho fotos do Pinin em acção porque para já só tenho as minhas próprias fotos.
No próximo já mostro imagens desta dificuldade, que na realidade estava dividida em duas.
Para já, só digo que o Pinin se portou mais uma vez à altura :-)



O final do dia aproximava-se e o pôr do sol, visto lá de cima, estava fantástito.



Em jeito de despedida, aqui fica a estrela junto à placa de entrada na serra, embora estivessemos mesmo era de partida.
Uma tarde realmente muito bem passada, quer em companhia quer em actividade!



Como já referi no primeiro post sobre este assunto, o álbum completo de fotos já está disponível.

Sem comentários: