16 abril 2007

Bertiandos com o Lima aos pés

Neste sábado de tarde lá parti eu, acompanhado apenas pela catarina e pelo Pinin, a caminho de Bertiandos.
Bertiandos é uma pequena e pacata aldeia minhota que fica muito perto de Ponte de Lima, a jusante da mesma para quem segue as águas limpídas do rio, e que apresenta uma fantástica reserva biológica, que atravessei no meu caminho.
O objectivo desta viagem foi o encontro com o grupo de amigos do Audio-TT, que faziam um passeio organizado pelo Rui Martins e Eduardo Vasconcelos, pela serra D'Arga.



A hora marcada para lá chegar, para o almoço, era às 14:30.
Às 14:20 lá estava eu, depois de ter saído do Porto às 13:20 e de uma viagem "mesmo nas calmas".
Depois de ter confirmado que ainda iriam demorar mais um pouco (o UMM Amarelo do Rui resolveu que o depósito de combustível estava a pesar demais e que era melhor deixá-lo mesmo no meio do monte ;-), resolvi dar uma volta a pé e conhecer melhor os arredores e, claro, tirar umas fotografias.



O restaurante escolhido, O Celeiro, fica mesmo ao lado do Solar de Bertiandos, um belo solar dos "antigamentes" (as suas fundações remontam ao século XVI), que domina sobre uma imensa zona de campos e lameiros, onde o que não falta são as vinhas do bom néctar da região.



O Lima nesta zona corre com uma limpidez incrível e, para mim, surpreendente.
É uma zona plana, onde as águas claras permitem ver os extensos areais do leito do rio.
Da mesma forma, também se vês grandes cardumes de peixe.
De grandes peixes que eu não consigo identificar (...)
Serão bogas? Serão achigãs? ... se são, nunca tinha visto tanta achigã e assim em cardume...



Sempre com a serra D'Arga em fundo, lá fui eu novamente a caminho do restaurante.
Já eram 15:00 e a fome começava a apertar :-)



A restante aventura do dia irá ser contada, mas para já, intervalo para almoço.

Se quiserem seguir directamente para a colecção de 162 fotos, estejam à vontade ;-)

3 comentários:

Anónimo disse...

E o resto da aventura? estou à espera para lêr.... as fotos estão *****.

Anónimo disse...

Lindos os seus olhares...
lindas imagens, nelhuma que se afirmasse ser razoável; TODAS EXCELENTES!!! Copiei algumas como arquivo de favoritos.Tanta sensibilidade, tanta beleza.
Parabéns pelo trabalho...continue...
volto pra tbm olhar pelos seus olhos...

JFAlves disse...

Obrigado pela opinião!!

Até me sinto... bem, nem sei como me sinto ;-)

Mas é muito engraçado mostrar os nossos "olhares" desta forma, e ver que foram realmente apreciados.
E vou continuar.
A fotografia faz cada vez mais parte dos meus gostos e vou tentar melhorar.