17 abril 2007

And the winner is...

Bom, penso que depois de uma semana de votação aberta posso dar por encerrada esta "actividade" ;-)

A minha ideia inicial foi de obter opiniões sobre a minha forma de observar as flores. Opiniões de "diferentes quadrantes", que foram conseguidas.
É curioso verificar a existência de perspectivas totalmente diferentes na forma de olhar para uma fotografia.
Aqueles que olham sobretudo numa perspectiva técnica, aqueles para quem a beleza em termos de côr e forma é tudo e aqueles que gostam, e pronto!
No entanto, e no final, vai dar quase tudo dar ao mesmo: a componente técnica é importante (muito!!) mas representa apenas aquilo que se conhece sobre "como mostrar melhor aquilo que se gosta de ver".
Por isso é que no início eu dizia que gostava de aprender a tirar melhores fotos. Há certos aspectos, técnicos, a melhorar, porque sei que há coisas que actualmente não consigo fazer e gostava de conseguir. Mostrar exactamente aquilo que se quer.

Mas vamos a números:

A primeira classificada, com 5 nomeações para primeira, a número 6



A minha crítica a esta foto:
A iluminação não é a melhor. Falta-lhe... sol!
Há uma pétala, de uma segunda flor, no canto superior direito, que estraga um pouco o enquadramento...
A nitidez dos estiletes da flor não é total. A focagem não foi feita no ponto exacto onde devia.

A segunda classificada, sem nenhuma nomeação para primeira mas, curiosamente, 5 nomeações para segunda, a número 7



Sem dúvida que pelo pormenor da pequena aranha e não pela flor em si.
Falta-lhe sobretudo nitidez no centro.
Mas se estivesse nítida, até eu era capaz de votar nela !-)

E finalmente a minha preferida, a número 2.
Tem apenas duas nomeações, uma para segundo e outra para primeiro.
E imaginem quem votou nela para primeiro: a minha cara metade, claro!!
E juro que não foi nada combinado. Afinal, cara metade é cara metade!!!



Esta fotografia tem um "je ne sais quoi" que me atrai particularmente.
Ou sei.
Tem uma palete de cores que me agrada.
Uma forma, em termos de distribuição das pétalas que, estando "desgrenhada", mantém um certo rigor geométrico. Dá-lhe um ar selvagem sobre uma pureza de cores.
O fundo totalmente desfocado e totalmente verde está ... perfeito!
Uma elevada nitidez do centro da flor, com os extremos "de cá e de lá" a fugir para a desfocagem.
A iluminação está impecável. Aqui sim temos o sol a brilhar!

Não consegui convencer quase ninguém desta minha opinião, mas ... é a minha opinião :-)
Obrigado a todos os que participaram e deram a sua opinião.

Sem comentários: