13 outubro 2008

Azores 2008 - 11

Para o segundo dia de carro decidimo-nos a dar "meia volta à Terceira, pela esquerda".
Ou seja, e melhor dizendo, saindo de Angra do Heroísmo, a ideia era percorrer meia ilha, junto à costa, no sentido dos ponteiros do relógio.

E foi isso mesmo que começamos por fazer, bem cedinho pela manhã.
Como também já tinha começado a ser prática corrente, primeiro miradouro (como eu gosto deste termo!), primeira paragem para a fotografia.
Este no entanto, viria a revelar-se pela negativa, como as fotos transmitem, em certo ponto.
Mal saí do carro e me cheguei a um pequeno muro de protecção, verifiquei que este era, de longe, o local mais sujo, mais cheio de lixo, de entre todos em que tinha estado nos Açores.
Se até aí me parecia que a limpeza roçava a perfeição, neste sítio essa ideia caiu por terra...
Mas a paisagem "à distância" continuava lá, linda como sempre, bem como a clareza das águas.


A questão era mesmo ali, aos pés.
No meio do lixo o que é que topei ainda: um conjunto de moreias mortas e abandonadas.
Que triste visão!...
Este é um animal marinho (um peixe anguiliforme) que nunca tinha visto ao vivo, e pelo qual tenho, sem saber explicar porquê, uma imagem de "especial".
Ali estava, um "despejo" de moreias, provavelmente por pescadores/mergulhadores menos escrupulosos, que só as pescaram pelo prazer de matar.
Eu, que fui pescador de rio durante tantos anos, fiquei (muito mal) impressionado pela cena. Era incapaz de semelhante.
Mas quase que aposto que aquilo não tem dedo açoreano!...


E por hora fico-me mesmo por aqui...
O tempo para a publicação no blog tem sido diminuto, mas também não quero deixar cair por completo esta actividade que tanto prazer dá.
Vamos lá ver se o próximo não demora tanto ;-)

1 comentário:

Gi disse...

Há sempre quem desmoralize a arte de pescar.