18 outubro 2008

Azores 2008 - 11_3

Uma das actividades mais significativas do dia foi a exploração da antiga e actual actividade vulcânica da ilha Terceira.
Depois de termos circum-acelerado meia ilha, novamente até à freguesia de Biscoitos, viramos para sul, para o interior.
Como no dia anterior, voltamos a piquenicar, desta vez junto à Lagoa do Negro. É um sítio agradável mas um pouco ventoso, pelo menos na altura.


A Lagoa ficava (nada coincidentemente ;-) mesmo em frente à Gruta do Natal.
A gruta é composta por túneis escavados pela própria lava em ebulição, ao escorrer.
É muito interessante andar no seu interior, muito bem organizado e iluminado, para turista ver. Apresenta uma série de formações diferentes, nas diversas galerias, sempre bem legendadas no próprio local.
A origem do seu nome também é curiosa. Praticamente desde que a gruta foi descoberta, pelos montanheiros da Terceira, iniciaram um evento que se mantém até hoje: uma missa, na época natalícia, bem no interior da gruta.
Para registo, aqui ficam duas fotos dos verdadeiros espeleólogos! :-)


Incluído no programa de festas, e no bilhete (assim ficava mais barato), estava ainda a visita ao Algar do Carvão.
Esta gruta fica bem no centro na ilha e é, para mim, um dos locais imperdíveis na visita à Terceira.
Por fora é "apenas" mais um vulcão, coberto por uma espécie de arbusto bem verde e luxuriante.


Mas é no interior que se revela a verdadeira beleza do local.
Segundo nos informaram, este é o único vulcão do género, em que toda a chaminé ficou intacta depois do vulcão se extinguir, que é visitável em todo o mundo.
O resultado foi uma caverna enorme, de mais de 100 m de profundidade, apenas com uma pequena entrada no topo, com cerca de 10 m de diâmetro, mas que está praticamente coberta de vegetação.


A escala da "coisa" é absolutamente fora do vulgar. Se na gruta anterior tivemos que andar agachados em alguns sítios, aqui fica-se extasiado com o gigantismo.
A dificuldade está apenas em conseguir transmitir fotograficamente a sua beleza.
Depois de ver os resultados, até fiquei a achar que não correu mal de todo.
Sendo um pouco mauzinho, gostei de ver a cara espantada de muitas pessoas que fotografavam a gruta com a sua pequena compacta e que diziam:
"- Mas só aparece preto!"
Porque seria? :-)

Aqui fica uma colecção de fotos que, por uma razão ou por outra me agradaram bastante. Se calhar pela lembrança do local, que é daqueles que só estando lá se percebe a sua verdadeira beleza.


De volta à superfície e ao ar respirável!
O ambiente lá dentro, ao fim de algum tempo começa a cansar. Primeiro, é abafado e, naturalmente, meio escuro. Depois, "chove", pois os tectos estão permanentemente a verter água e, finalmente... a subida dos tais 100 m (pois fomos mesmo até ao fundo), por pequenas escadas e com um miúdo de dois anos nos braços... cansa!
Mesmo assim, vale muito a pena o esforço.

Mas o pior foi chegar ao carro e verificar que... tínhamos um pneu furado e ... não tínhamos ferramentas, nem macaco para o trocar. Nem triângulo. Ah, e nem colete.
E nem sequer era o pneu que estava completamente careca em metade do piso que, segundo o tipo da agência de aluguer, estava perfeitamente legal, pois o carro tinha feito a inspecção periódica há... apenas ano e meio! :-O
Este foi o maior problema que tive nos Açores: uma discussão perfeitamente surreal com o tipo da agência Via Livre, além de ter perdido 3 horas à espera para que me trocassem o carro, um Mitsubishi SpaceStar com a direcção desalinhada, por um bem mais aconchegadinho Citroen C3...
Enfim, nem tudo pode ser bom!

estávamos nós novamente a rolar, bem no meio dos prados e vacas açoreanas ;-)


Para finalizar a nossa visita às actividades vulcânicas, mas não o dia, fomos ainda às Furnas do Enxofre.
Este é mais um local onde aparecem umas fumarolas a... fumar, não tabaco mas enxofre ;-)
O cheiro não é lá muito agradável, tenho de admitir, mas as cores produzidas pela saída daqueles vapores quentes e saturados transformam a paisagem.
Fica muito bonito!
(um comentário muito científico, não é? ;-)



Estando a terminar este post no dia das eleições nos Açores, não quero deixar de deixar (grande figura de estilo, esta!) um voto (nas eleições, um voto...) de... boa escolha!
Se possível...

Sem comentários: