31 maio 2008

Portugal Lés-a-Lés 2008 - o relato - 4

A primeira paragem na margem sul foi já em Figueira de Castelo Rodrigo, ou mais propriamente no alto da serra da Marofa.
É um ponto que, do alto dos seus quase 1000 m de altitude, permite uma excelente amplitude de visão sobre a Beira Alta, distrito da Guarda. Na foto, a antiga e muralhada aldeia de Castelo Rodrigo, edificada sobre uma colina já na época da ocupação Romana. Antiga...


As vistas e a distribuição de águas aqui efectuada pela organização (mais uma vez o MCP em grande ;-) provocava a acumulação de várias dezenas de motos neste local.


Mas o ponto alto deste troço (não só em altitude ;-) foi a subida ao alto de Pinhel pelas suas estreitas ruas.
Primeiro, e devido a um pequeno erro nas distâncias assinaladas no roadbook, a "descoberta" da entrada na zona histórica não foi evidente. Depois, e ainda devido às distâncias do roadbook, navegar pelo emaranhado de ruelas não foi fácil. Mas foi divertido!!
É que, como era eu que ia na frente nesta altura, provoquei um engano a algumas dezenas de outros participantes que me seguiram.
Azar :-)))


Mais à frente, nova paragem prolongada. No caso, uma subidinha com um pouco mais de areia e uma curva apertada no final. Ao passar no local não achei nada de especial, mas foi o suficiente para mais uns tombozitos... e um dos maiores engarrafamentos vistos em Pinhel ;-)


Depois de picada a tarjeta junto às "torres acasteladas" de Pinhel, a descida para o almoço, "servido" nas instalações da Adega Cooperativa.
E este foi, para mim, o ponto mais fraco de todo o percurso. É que se a ideia era boa, o porco no espeto não serviu para as "encomendas". Quando lá cheguei, precisamente à hora marcada no roadbook para o almoço, o armazém utilizado como sala de jantar estava completamente cheio de pessoas mas... sem comida. Só havia pão e fruta e foi apenas isso que comi. Até as batatas fritas de saco já tinham terminado...
O porco, supostamente, devia ser servido em travessas às mesas mas, com a fome que o pessoal estava, não passava da porta... Era um verdadeiro ataque à febra!!
Não consegui chegar às três travessas que vi chegar e acabei por desistir. Comi pão com pão (que felizmente era muito bom!) e... vinho da cooperativa. Não era suposto terem servido vinho mas fizerem-no. Afinal era o produto da cooperativa e... que bem que soube o Pão e Vinho ;-)

Sem comentários: