07 maio 2008

Eu por lá também andei - a prova

Na sequência do último post, aqui deixo umas fotos e gráficos recolhidos no passado domingo, na serra do Marão, pelo Sérgio.
As cinco fotos que aqui coloco correspondem à selecção que foi feita para a notícia sobre o passeio de Trails do próximo dia 18, no site do MCP.


Mas o valor acrescentado, para quem souber "ler" estas coisas, está na introdução dos gráficos de altitude.
O principal pormenor, e único a que chamo a atenção, está no último gráfico.
No início deste aparece uma forte rampa, que corresponde precisamente ao corta-fogo onde "atasquei". Por aqui dá para perceber, sem qualquer sombra de dúvida, o quão íngreme é aquele vertente. Ainda assim, não se nota que os últimos 50 m são os piores, que além de uma grande inclinação o piso tem uma grande quantidade de pedra (grande) solta.



Há ainda um pormenor técnico que não posso deixar de referir: desta vez não baixei a pressão dos pneus. No início deste passeio, e sempre com uma justificação ou outra (para mim), fui deixando passar a oportunidade de o fazer.
Não posso afirmar que as duas faltas de tracção que tive (uma a descer, outra a subir) podiam ter sido evitadas com uma menor pressão dos pneus, mas pela experiência adquirida em passeios anteriores penso que teriam uma probabilidade de ocorrência muito inferior.
Assim como assim (boa expressão esta :-), no próximo dia 18 de Maio experimento.

Sem comentários: