23 março 2009

Xassus Folgosus

Este período do ano tem sido profícuo em actividades ofe-roude, desde a mais soft à mais dura.
No domingo, 8 de Março, foi uma das mais duras, para o corpo, embora das mais despreocupadas para o espírito!

Num descampado mesmo em frente à igreja de Folgosa, Maia, o Moto Clube do Porto organizou mais uma das suas provas de pequenas máquinas zumbidoras e fumegantes, denominadas Xassos. Motorizadas, até 50 cm cúbicos, matriculadas até 1990.
Esta foi a primeira prova do ano, em terra, e eu fui convidado pela Tio Tosta Team, a experimentar esta incrível competição ;-)


A máquina da equipa, uma Yamanha DT, de 85, é o protótipo da verdadeira máquina!
Totalmente de origem, estava nos trinques!
É só meter gasolina e tá a andar ;-)


Como se denota pelas fotos seguintes, o stress vivido no espaço das boxes era altíssimo.
Corría-se e saltáva-se, de forma a que tudo estivesse preparado quando fosse dado o sinal de partida.
:-)


E com toda essa correria, já era tempo do briefing inicial, dado pelo director de prova, Sauros.
O apelo principal foi mesmo: divirtam-se, em segurança!
É que o objectivo destas provas é mesmo esse, a diversão, deixando de lado a componente de competição. É impossível, eu sei, e deu para confirmar isso mesmo ao longo da prova...


O início da prova, à Le Mans, reuniu um pelotão pequeno mas entusiasmado.
O alinhamento dos chaços na "recta da meta", bem em frente ao posto de controlo (manual) da contagem de voltinhas.


Dado o "tiro" de partida, aí saem os pilotos a correr...


... e a arrancar!
(de notar o fogo a sair dos escapes ;-)


O Tosta, o manager da equipa, foi o primeiro a rodar durante os 20 min programados para cada piloto.
A táctica da equipa era à prova de fogo, para esta longa prova de 3 horas.
Aqui em grande estilo ;-)


Uma rápida troca de pilotos...


... para o nosso segundo piloto, o Francisco, aqui em demonstração da sua grande experiência.
Sempre certinho, como mandam as regras... da boa educação :-))


E depois... o piloto que se segue... quem mais?
Aqui o je!
Moi memme!
Para uma primeira experiência, acabei por entrar num ritmo aceitável (penso eu ;-) ao fim de algumas poucas voltas.
É que não havia um método muito eficaz de comparação. É que se a equipa que ganhou era constituída por pilotos de motocrosse, e estavam a léguas à minha frente em termos de pilotagem, os restantes estavam... cá para baixo, principalmente devido às montadas.
A grande excepção era mesmo o Vasco, na sua pequena scooter, que também passava por mim a bufar ;-)


Mas o estilo está lá!!!
:-D


E o apoio do público não faltou!
Fica o registo do entusiasmo vivido durante a prova.
(obrigado à meninada ;-))



E depois... a arma secreta da nossa equipa, recrutado em segredo e à última hora.
O Osaga, que acabou por provar que, afinal, o facto da nossa equipa não andar ao ritmo dos mais rápidos não estava na moto, mas antes no kit de unhas dos pilotos (ou na falta dele ;-).


Um reabastecimento com os 4 elementos da equipa a ajudar.
Ainda assim, pareceu-me que mais de metade da gasolina que saiu do jerrican foi regar a relva ;-))


E foi já no final que a nossa valiosa montada sofreu a sua maior privação.
Uma vez que a nossa equipa acabou a prova num mais do que honroso segundo posto, o motor teve que ser aberto para confirmar da legalidade do cilindro e carburador.
Durante 25 anos nunca tinha sido aberta e foi neste fatídico dia que o teve de ser!...
Afinal, parece que há bens que vêm por mal ;-)


Um dia bem passado, animado, em ambiente de competição.
O meu (grande) agradecimento ao Rui Tosta pelo convite para este ensaio de pilotagem.

Como recordação da dureza, ainda tenho hoje, passadas duas semanas, um punho esquerdo meio dorido, resultado duma coisa que nem sequer era suposto fazer, mas que não consegui evitar: apertar a embraiagem durante as passagens de caixa.

Óh pra mim em cima do pódio (improvisado em cima dum atrelado dum semi-trailer), com o nosso grande presidente a fazer a entrega dos respectivos troféus.
;-)

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