08 abril 2008

Leões da Estrela

Na continuação da nossa visita a Lisboa, feita a bordo de um bus aberto no segundo piso, fizemos uma ligeira paragem no alto do parque Eduardo VII.
As vistas permitidas por mais esta colina da capital são fantásticas. Primeiro, pela distância a que se consegue mirar, segundo, pelo conjunto de emblemáticos pormenores observáveis.
Infelizmente, durante esta semana o parque voltou a ser falado nas notícias. Mais uma vez por maus motivos... Voltou a prostituição de menores.


Passagem pela casa mãe da nossa democracia.
Fotografa-la não é fácil. Descobri isso no local. Os enquadramentos são complicados devido à posição do edifício, no alto de uma escadaria, e do reduzido tamanho da praça existente em frente. Talvez com mais tempo...


A Estrela.
Traz-me imediatamente à memória o António Silva e os Leões da Estrela “… ele chuta a bola e é gooolo…”. Nem assim sou sportinguista ;-)
Mas os verdadeiros leões da actualidade andavam por lá, agarrados ao eléctrico.
E os resultados dos mesmos também lá estavam bem marcados. Nem consegui perceber quem era a personagem da estátua. Mal disparei, escondeu-se atrás da árvore, tal era a vergonha provocada pela sua decoração… :-(


O jardim e a basílica. Os dois grandes marcos da Estrela.
O primeiro já deve ter tido melhores dias. Neste momento está com um aspecto desleixado. E então quando comparado com o jardim traseiro da Assembleia da República... (este com acesso restrito, claro!!)
A basílica é imponente vista de fora. O interior é bem simples, de mármore bicolor.

Sem comentários: