05 março 2008

Passos à luz da vela

Há muito que não publicava nada sob o tema "Olhares".
Não por falta de vontade. Por condicionalismos, apenas.
(condicionalismos é bonito ;-)

Este fim-de-semana houve Procissão dos Passos, em Valongo.
É uma procissão com uma longa tradição, onde eu já participei por 3 ou 4 vezes.
Este ano não participei, mas consegui assistir e fotografar a Procissão das Velas, que tem lugar na noite de sábado.
Esta procissão é apenas iluminada por velas. Toda a iluminação pública é desligada enquanto passa.

A primeira fotografia ficou-me na retina e é uma demonstração das excelentes capacidades da D80.
A diminuição da resolução do jpeg, necessária para a publicação das fotos, origina, naturalmente, perda de qualidade da imagem. Mesmo assim, é possível notar três figuras apenas iluminadas por três velas, sobre uma diagonal principal.
O padre, ao centro, a olhar em frente. Dois acólitos, o da direita a olhar para a direita, o da esquerda a olhar para a esquerda.
Eu estava numa varanda, a cerca de 10 m do motivo, e fotografei com a abertura máxima e um ISO de 1250.
Que tal?

O Mi-za-ré não podia faltar ;-)
É o momento central da procissão, para mim e para a maioria dos assistentes. Este ano teve direito a filmagem oficial!
Ficou um pouco desfocado. Tenho pena...

As duas pics seguintes demonstram as capacidades do flash interno da Nikon.
O mesmo motivo, com e sem flash.
Nunca imaginei que fosse possível iluminar uma zona tão grande sem flash externo!

A chegada e entrada do andor de Nossa Senhora na capela.
O azul do véu está simplesmente magnífico!
Parece iluminado com luz negra ;-)

Tenho pena de não ter apanhado as mãos da senhora que ia a sair da capela.
Reparem na posição dos braços dela e da figura, atrás.

E o Gui, uns instantes antes de ter apagado aquelas velas todas ;-)

As festas têm destas coisas.
Extras, doces e nada religiosos, que atraem a maralha.

1 comentário:

AJO disse...

Carregadas de significados estas tuas fotos.
Que tal? - Perguntas tu. Muito bem digo eu. Está excelente.
Tem muita agente. Um dia ainda dou um salto para a ver ao vivo, pareceu-me muito interessante esta «Procissão dos Passos, em Valongo».
Beijinhos e bom resto de semana.