24 janeiro 2008

Vitória da decisão

Comecei a escrever este texto como comentário ao anterior post, mas depois achei que era demais para um simples comentário.
Aqui fica melhor, ao "vivo e a cores".

É verdade, uma grande aventura!

Mas sabes PAS, aquilo que ele tentou passar ao pessoal durante as duas horas e meia da apresentação é que qualquer um o pode fazer. Basta querer!
Esta foi realmente uma vitória da decisão e do querer.
Ele, em Janeiro de 2005 decidiu: vou fazer uma grande viagem!
Como? ... de camião 4x4, como queria inicialmente, não era possível porque as verbas necessárias eram demasiadas altas.
Escolheu então a moto, que já tinha.
Quanto dinheiro é preciso para viajar 40.000km (o perímetro aproximado da terra)? Cerca de 3000 contos. Há então que juntar essa verba.
Em quanto tempo conseguia juntar essa verba? Mais ou menos ano e meio.
Assim, decidiu que ia poupar o máximo possível até Junho de 2006 e aí (a grande decisão...) despedir-se do emprego (era informático numa empresa) para poder iniciar todos os preparativos necessários à viagem.
Dessa preparação concluiu que demoraria 7 meses a percorrer a distância que queria.
Muitas barreiras/paredes bem altas teve que transpôr para efectuar esta viagem mas, conseguiu e lá foi....
Ao voltar, continua sem emprego, mas tem uma grande satisfação e memórias para uma ou duas vidas. Entretanto, publicou um livro das crónicas da viagem e está já a pensar na próxima aventura.

A minha opção de viagem foi bem diferente...
Foi uma viagem parado, de pouca aventura e durante 5 anos. Mas também cheguei ao fim e também sinto a satisfação de ter vencido grandes dificuldades e de a ter concretizado.
Por isso, embora gostasse de passar por muitos locais por onde ele passou e viver muitas das aventuras que ele viveu (excepto aquela de lhe terem apontado uma pistola no Peru... e não na Venezuela Gi... ;-), não sinto que tenha feito uma má opção.
Mas hei-de algum dia fazer uma coisa daquelas, em ponto mais pequeno.
Ai, hei-dei-de! ;-)

1 comentário:

PAS disse...

Ó Joaquim, eu sei que a intenção foi boa, mas quer queiramos, quer não, não "basta querer", é preciso querer muiiiittttooooooo!!!... ;-)
É sempre a mesma história das prioridades, eu tenho outras prioridades que facilmente se sobrepõem a uma vertente aventureira mais "profissionalizada" e não "basta querer" para juntar 3000 contos em cerca de 1 ano, é preciso poder ;-) mas admiro quem toma estas iniciativas!...