11 junho 2015

Carros em defeito de velocidade

Em defeito... ao contrário de excesso.

De forma equivalente ao que aconteceu este ano com o Campeonato Nacional de Todo-terreno, que acompanho há anos pela televisão mas que nunca tinha visto ao vivo, este ano fui ver a passagem das "biaturas"do WRC pelo centro de Valongo.


A grande diferença é que enquanto no CNTT vi os carros "àbrir", em competição, aqui foi apenas uma simples passagem, a uns tristes 20 km/h.
Ainda cheguei a pensar que algum dos participantes pudesse fazer chiar os pneus à passagem da rotunda, mas rapidamente a ideia se desvaneceu. Eles por e simplesmente não arriscam.
Já não é nada como era nos anos oitenta, em que cheguei a ir para a Nacional 13, à noite, ver a passagem dos carros na ligação para Vila do Conde. Com a "central" à frente ligada, encadeavam tudo e todos e passavam completamente a fundo.
De tolos, verdadeiramente. A loucura total, que atraía milhares de petrolheads para ver as grandes máquinas dos rallys.

Não admira que (quase) toda a gente diga que "dantes é qu'era"!
Mas não podia ser assim e foi por isso que acabaram. A segurança era baixíssima, a vários níveis, como infelizmente se veio a confirmar.



E como é que este evento surgiu?
Quem é que se lembrou que seria interessante obrigar os pilotos a fazer um desvio da autoestrada enquanto faziam a ligação do final do troço do Marão até à Exponor, zona de assistência, apenas para colocar um carimbo?
Não sei. Não cheguei a perceber...
Assim à partida parece uma boa ideia publicitária, para Valongo, que está a fazer um grande e meritório investimento a este nível e em vários desportos, motorizados e não só, mas neste caso não sei se correu muito bem.
A maioria dos comentários que ouvi, das centenas de pessoas que encheram as ruas da cidade, eram de quem estava a achar pouca piada.
"Carros coloridos a passar a baixa velocidade... É só isto?"
"Afinal quando é que começa?"
As expectativas saíram um bocados goradas...

Para mim correu bem, porque sabia ao que ia.
Deu para fazer uns belos (digo eu, pouco convencido ;) registos fotográficos e de "imagens moventes".



Sem comentários: