09 abril 2014

Forza aí camarada!

Este é um daqueles posts que normalmente nunca faço, mas penso sempre que o deveria fazer...
Um "artigo de opinião" sobre uma determinada moto, experimentada enquanto deixo a Transalp na Mototrofa para revisão ou qualquer outra assistência.
Desta vez deixei-a lá por uns dias enquanto são lacadas algumas peças - um tanto-ó-quanto esmurradas e já a ganhar ferrugem, principalmente as barras de protecção por baixo...

Já trouxe muitas motos, que nunca dei conta por aqui, mas desta vez trouxe uma Honda Forza 300, versão com ABS.


Não foi propriamente escolhida. Foi mais a "disponibilidade do momento".
No entanto, confesso que foi uma agradável surpresa.

Depois de, há cerca de três anos, ter andado dois dias com uma PCX, que tem motor 125 cc, esta Forza tem um bem mais interessante 300 cc.
É certo que já não faz os 2,5 L/100 km de consumo da PCX, mas tem uma resposta mais pronta e disponível.
A PCX é excelente para o interior da cidade, mas apenas para isso. Esta já serve para o género de percurso que faço, viagens interurbanas de cerca de 15 km.

Além de um consumo muito reduzido, de 3,6 L/100 km (indicado no computador de bordo), tem uns travões muito bons e uma iluminação excelente (ontem andei de noite, do Porto a casa).
O ponto fraco dela, para mim que estou habituado a uma Trail, de roda 21'' à frente, que "come" todas as irregularidades da estrada a brincar, é o conforto.
As rodas pequenas ("semi-pequenas", para ser correcto: 14'' à frente e 13'' a trás) em conjunto com uma suspensão de baixo curso, fazem com que a condução seja demasiado dura em piso empedrado e/ou em asfalto degradado.
Nem eu nem as minhas costas gostamos!
Nota final para a boa posição de condução e para os acabamentos, de muito boa qualidade, incluindo os comandos, muito suaves.

Não comprava, pois não é, claramente, uma moto adequada ao meu estilo de condução e gosto pessoal, mas para scooter gosto, pois é divertida e deixa-me com um sorriso nos lábios enquanto a conduzo.

Sem comentários: