18 fevereiro 2013

Consumos do Pajero Pinin. Sempre eles!

Há um "fenómeno" que surgiu em mim nos últimos anos, do qual não sei a quem atribuir a responsabilidade: a minha actual condução "pachorrenta".
Não sei se à idade (os vintes, a idade da imortalidade, há muito que passaram), se à responsabilidade de pai de família, se... aos consumos do Pinin.

Foi precisamente sobre consumos que há cerca de um mês tive uma experiência interessante, enquanto tinha o carro no mecânico para fazer a revisão. Um mecânico que presta um serviço que que me dá imenso jeito: vem buscar e trazer o carro a casa.
Quando o entregou em casa perguntou-me se era normal o computador de bordo marcar "estes valores". Marcava, na altura, 14,2 L/100 km.
Sim, é!, respondi-lhe eu. Sim, se conduzir o carro com o "pé pesado".
Primeiro, a distância entre a minha casa e a oficina é curta, o que não permite que o motor aqueça convenientemente,
Segundo, ele não andava propriamente "na poupa"!
Resultado, os consumos disparam... disparatadamente ;-)

Mas eu continuo a manter, praticamente desde que tenho o carro, consumos, no computador de bordo, entre os 8,9 e os 9,2  L/100 km, mesmo na condução casa-trabalho, numa distância que ronda os 13 km.
Já sei que não correspondem à verdade (pois se contar com a gasolina metida no depósito e os quilómetros efectuados  o consumo ronda os 9,8 L/100 km).
Ainda assim, não posso reclamar muito.
É assim, faz parte!


2 comentários:

Filipe disse...

Olá JFAlves,
estava a navegar na net à procura de possíveis problemas mecânicos do Pinin, pois estou interessado em comprar um usado e vim ter ao seu blog...como proprietário, que conselhos me dá para uma escolha o mais acertada possível? costafil@gmail.com
Obrigado e bem-haja!
FCosta

JFAlves disse...

Caro FCosta,

A resposta, se é que se assim se pode chamar, está num novo post do meu blog:
http://jfalves.blogspot.pt/2013/03/conselhos-uteis-pajero-pinin.html

Que corram as suas opções de aquisição!

JFAlves