10 abril 2010

Pinin em resposta

Aproveitando uma resposta a uma mensagem que foi colocada aqui no Aventuras Blogais (na forma de comentário), deixo um post "de texto" com mais uma apreciação sobre o Pajero Pinin.
Uma apreciação muito objectiva, é claro!!
;-)

CA:
Olá!
De facto o teu site é o maios completo sobre o pinin.

Caro Celso,
Quando comprei o Pinin não havia quase nada na net sobre ele.
Neste momento já há muita coisa, desde filmes a descrições de utilização.
Agradeço o comentário sobre o meu blog.
 ;-)

CA:
Fiz um percurso jipesco samurai 1000 - jimny 1300 - jimny canvas top 1300. Gosto muito dele por ser pequeno, altinho e cabrio. Mas tentaram-me para troca-lo por um Pinin. O Jimny tem redutoras, trancando apenas o diferencial central. Em dificuldades patina uma roda por eixo. Ao que percebi isso nao acontece no Pinin.

O Jimny é realmente um carro muito diferente do Pinin.
Cheguei a andar com dois 1300, alugados, em Cabo Verde, está quase a fazer 10 anos...
Gostei muito do pequeno Suzuki, mas quando testei o Mitsubishi Pajero Pinin, dois anos depois, percebi que é "muito mais carro".
A diferença de motor fá-lo "disparar" em relação ao Jimny.


Em termos de TT, o Pinin tem o mesmo sistema de transmissão dos irmãos mais velhos, Pajero, o que significa que não há melhor!
Tem 4 posições: só tracção atrás (o que torna o carro muito mais divertido para uns drifts ;-); com tracção às 4 rodas, em altas e diferencial central "solto"; 4 rodas-altas, com bloqueio central; 4 rodas-baixas, com bloqueio central.

CA:
Tu consegues eficazmente em redutoras ter as 4 rodas a puxar efectivamente?

Com o bloqueio central consegue-se distribuir, de forma fixa, 50% da potência para a frente e 50% para trás.
Não tem bloqueio atrás (como o Pajero 2800 - e a partir daí - tem) mas já se safa muito bem na maioria das situações.

Para TT tem um problema principal, que é o facto de ser baixo, e daí não há grande volta a dar...
Se leste as minhas análises, o meu está subido em 3 cm na suspensão (molas e amortecedores) e com os pneus consigo mais 3 cm, o que resulta numa grande, enorme, diferença, mas continua a não ser minimamente comparável, por exemplo, a um Vitara preparado "em altura", como já vi alguns, com 20 e tal cm de incremento...
Na volta, consigo ter um carro equilibrado, que funciona muito bem no dia-a-dia, que é 90% da utilização que lhe dou.

CA:
O chassis é monobloco, ou chassis + carroceria?


É monobloco, como a grande maioria dos novos carros TT, como por exemplo o Pajero e o Discovery, que têm grandes prestações em fora-de-estrada.

CA:
Em termos de consumos, a diferença eh um bocadito, pois o meu faz cerca de 8 litros.

Sim, é verdade!
E quando começares a andar com ele vais ver que não consegues fazer os consumos que eu faço e que registei no blog.
Como o carro anda muito mais do que o Jimny, ... apetece andar mais ainda! Só que isso ressente-se, naturalmente, nos consumos, que conseguem facilmente chegar aos 11/12 L/100 km.

CA:
Sei que és apaixonado pelo teu carrinho, mas gostava de ter uma opinião, para além do que li. Tipo despesas de manutenção e aventuras com os injectores.

Com despesas... para já não me posso queixar muito.
A manutenção é a normal de um carro... normal.
A última revisão que fiz, dos 90 mil km, levou velas (que são especiais e bem carotas!), óleos e filtros, e na próxima vai mudar correia de distribuição.
Tenho ainda o cuidado de pedir sempre na revisão para fazerem uma limpeza, com spray apropriado, da cabeça e injectores.
O mecânico que me fez o serviço (o Guilherme, da X-Ray, aqui em Alfena) disse-me, desta vez, que nem seria necessário, pois estava tudo muito limpo, sem qualquer crosta de carvão (e esse é um problema dos motores de injecção directa)
Nada de especial, portanto, até porque nunca estraguei nada em TT. Mas claro que pode acontecer!...

CA:
Já agora ... parabéns pelo site.

Já agora, obrigado!
;-))

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

Belo Passeio.

O Pinin não se constipou com a passagem a vau? Atenção aos respiros das transmissões para não entrar água.

Cump
Rui