20 fevereiro 2010

Carnaval no Ferreira

Há quem se fantasie no Carnaval e há quem aproveite o tempo de uma forma bem diferente...

Na gélida manhã do passado domingo resolvi circular um pouco pelas margens do Ferreira, junto a Couce.


Uma vez que o acesso à antiga aldeia pertencente ao concelho de Valongo está agora pavimentado, podia lá ter ido de rasteirinha, mas nada como levar o Pajero Pinin e circular um pouco também por terra... e lama.
;-)


Há uns anos atrás (há cerca de 17...), quando comecei a circular, de bicicleta, pelas serras da Santa Justa e Pias já havia algumas pessoas a aproveitar os trilhos para uns bons passeios pela natureza.
Algumas... mas nada como agora!
Fiquei admirado com a enorme quantidade de pessoas a circular pelo monte.
Conhecendo bem o local, eu sei que a ponte de Couce é um ponto de passagem e cruzamento, mas ainda assim não esperava que houvesse tanta gente!...

Os mais calmos, sem sombra de dúvida, são os pescadores.


Os mais numerosos são os ciclistas.
Os BTTistas, como eu já fui um dia...
Quem sabe, qualquer dia não volte a fazer uma perninha....


Mas ainda há por lá quem circule a pé, nas suas longas e vigorosas caminhadas, de carro, ou então de ruidosas bichas do mato.
As motas de enduro são muito giras para brincar (eu sei, que já tive uma pequena experiência com as mesmas).
Ahh, mas são tão barulhentas!!!...
Para quem está a aproveitar a calma da natureza, ver e OUVIR passar um conjunto grande de motos de enduro, ou moto 4, ... é dose!


Mas acho que ainda pior é verificar a quantidade de lixo que fica presa nas ramagens mesmo junto às margens.
Lixo, principalmente plástico, que foi empurrado pelas últimas enchurradas e que por lá vai perdorar... enquanto não voltar a ser arrastado e ir ter... ao mar.

Estas sim, deviam ser como as fantasias de entrudo, que na quarta-feira seguinte voltam para os armários.
Estamos tramados, a sério!...
:-(


Mantendo-me nos atentados, que por lá dá para perceber muitos, deixo apenas mais uma imagem, de um estrangulamento de uma árvore.
Perfeita e totalmente desnecessário.
Não dá para perceber!...


Mas como era carnaval, ninguém levou a mal.
E lá continuamos o nosso passeio....

É que às vezes só apetece olhar para o ar e assobiar.
Ou fotografar...
;-)

Sem comentários: