08 fevereiro 2008

Physica Biba

Este fim-de-semana, e se me permitem uma sugestão, passem no centro comercial Dolce Vita (ali prós lados da Catedral do Dragoumhe :-) - Piso 3A - varandim inferior ao piso dos restaurantes e cinemas - para visitar a Mostra/Demonstração do Departamento de Física do ISEP.



Se gostam de ver "fenómenos estranhos", mas facilmente explicáveis pelas leis da Física clássica, devem concerteza aparecer. É interessante quer para os mais crescidos como até para as crianças.
Tem algumas experiências montadas aqui pelo "Je": Termoelectricidade com um termopar e efeito do gelo seco ou neve carbónica; Figuras de Lissajous em PC; e os Choques de carrinhos, também com aquisição para PC. Não é por nada (...) mas estas são, naturalmente, as mais interessantes ;-)
Mas tem muitas outras: um barco a boiar numa tina cheia de... nada, um comboio de material superconductor a levitar e circular numa pista magnética (com azoto líquido, a 270º negativos!), um sonar a medir alturas, câmara de alta-resolução e câmara térmica, para além de uma série de pequenas experiências interactivas, onde se pode mexer e testar.
Só vendo!




Eu já lá estive ontem (ou hoje?), sexta-feira, desde as 0:00 (sim, a meia noite!!!) e as 14:00 (sim, as duas horas da tarde!!!) e vou lá estar amanhã (daqui a pouco?) desde as 9:30 e as 14:00, mas a demonstração está aberta até às 24:00 de domingo.
Admito que estou (muito) perdido com as horas...

Apareçam e vejam a Física Viva! (ou Biba, se usar a pronúncia do local ;-)

4 comentários:

Gi disse...

Por acaso alguém disse que as horas combinam com os Físicos, nem por isso.
Até logo, na exposição.

AJO disse...

Bem parece que já não vou a tempo... e também me parece que vais precisar de um relógio novo:-))) esse está confuso de todo.
BJS

JFAlves disse...

É verdade AJO, o relógio ficou completamente avariado...
É que já não se aguenta uma directa como antigamente ;-)
(coisa que nunca tinha feito, diga-se de passagem...)

Mas tenho pena que não tenhas visto! É que foi realmente um evento engraçado, com muitas experiências curiosas.

Fernando Zenha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.