27 fevereiro 2008

Efectuado e a efectuar

Este é o trilho GPS, marcado sobre o GoogleEarth, do percurso efectuado no dia 05 deste mês, durante o reconhecimento para o passeio de Big Trails do MCP a efectuar no dia 09 de Março.



O início e fim deste percurso será em Alfena.
Da partida, segue-se na direcção sudeste até Sobrado, onde se inflecte para poente, novamente para o monte. Novamente na direcção sudeste, segue-se para Campo, onde se entra em estrada para "atravessar" para a Santa Justa. Passando o Ferreira na ponte de Couce, sobe-se ao alto da serra das Pias. Aprecia-se as vistas do alto dos seus 350 m e retorna-se, aos essês, às margens do Ferreira. No ponto mais a sul de Valongo diz-se adeus ao rio e vira-se para norte, pela encosta poente da Santa Justa. Pela Senhora dos Chãos, cruzamo-nos com o tão (mal) afamado sanatório, até ao alto da Serra de Valongo. Daí, e na direcção nordeste, voltamos novamente à Quinta Rei e ao seu marco geodésico. Depois é simples, sempre a descer até ao Leça.
Aqui fica também o gráfico de altitudes do trilho percorrido.


Está prometido um passeio interessante e com alguma dificuldade técnica à mistura, demonstrada no gráfico do trilho pelas alternativas coloridas.
Que corra bem a todos os participantes.
(e já agora, a mim também :-) !

3 comentários:

flickring Nemo - Manuel Silva disse...

A réportage sobre o reconhecimento estava bem fixe, mas o que eu queria saber é como é que arranjas um gráfico da altimetria tão jeitosinho...

JFAlves disse...

Olá Manuel,
O gráfico jeitosinho é feito directamente pelo software do GPS (... Garmin, se não estou enganado) utilizado pelo meu parceiro de reconhecimento.
É uma daquelas versões mais avançadas de GPS que fornece uma grande quantidade de informações, todas com interesse (se as soubermos aproveitar).
Outra forma de fazer é, em casa, com o CompeGPS. É um software do tipo do OziExplorer mas que me parece que faz "umas coisas mais engraçadas", incluindo traçar o gráfico de altitudes e ir buscar, directamente à web, um mapa 3D onde traça o trilho (o formato da file do Garmin também faz isto directamente sobre o GoogleEarth).

flickring Nemo - Manuel Silva disse...

Ok. Obg. Eu saco directamento dos tracks Ozi atrvés do GPSTrackMaker ou Perfils, mas devido à imprecisão da medida da altitude tenho uns gráficos pouco "jeitosos". Talvês seja do GPS...