27 maio 2008

Portugal Lés-a-Lés 2008 - o relato - 1

Desta vez não escapo a fazer um pequeno relato sobre esta "viagem da maluqueira" que é o Portugal de Lés-a-Lés.
Há um ano atrás comecei a fazer o relato de 2005 mas... os imponderáveis de última hora nunca permitiram a sua conclusão ;-) Mas hei-de conseguir!

Este é um passeio organizado pela FNM - Federação Nacional de Motociclismo - que começou a ser efectuado, anualmente, há nove anos, em 1999 (esta foi portanto a sua 10ª edição). Na altura, a maluqueira era ainda maior, pois os 1000 km de percurso eram cumpridos em 24 horas... seguidas :-0
E este é o objectivo: atravessar o país de norte a sul, num percurso de 1000 km traçado pelos organizadores, através de roadbook, percorrendo estradas, caminhos e estradões do interior, onde são evitados completamente as IC's e IP's. Não é pretendido chegar primeiro, apenas chegar aos vários "pontos de visita" à hora indicada no roadbook.
E se é pretendido percorrer 1000 km em dois dias, são necessários quatro dias para percorrer os 2000 km correspondentes à "ida e volta".

A data da partida foi no dia 22 de Maio, quinta-feira, feriado.
Este ano havia ainda mais um "aperitivo" que consistia num prólogo no Parque Natural de Montesinho, através das aldeias da zona de Bragança, ponto de partida da edição deste ano. Havia portanto, a necessidade de se sair cedo.
Na foto, à saída das primeiras bombas, logo à porta de casa.



O ponto de encontro com o meu companheiro de viagem estava marcado para as 9:00 na estação de serviço de Penafiel, na A4.
O tempo, esse, correspondia às previsões meteorológicas, e estava bem cinzento, embora não tenha chovido durante toda a viagem até Bragança. O mau tempo foi, no entanto, uma constante ao longo dos 4 dias, tendo tornado a aventura mototurística ainda mais puxada para todos...


A primeira viagem decorreu perfeitamente nas calmas, a uma velocidade em torno dos 80/90 km/h. A limitação era imposta pela moto do meu companheiro de equipa (os "EnduróTrail") que, como o nome indica, e se eu conduzo uma Trail, ele conduzia uma moto de Enduro.
Mas não foi mau, pelo contrário. Permitiu desfrutar em pleno das paisagens transmontanas, coisa que neste tipo de viagem não é muito frequente. Além disso, a esta velocidade o consumo é sempre mais reduzido ;-) como demonstram os valores obtidos e que disponibilizarei no final deste relato, que irá ser divido em vários posts.


Na chegada a Bragança dirigimo-nos de imediato ao Castelo, ponto de partida mas também ponto da actividade principal do dia, as verificações técnicas. É que a organização preza pela integridade dos participantes, de tal modo que verifica a condição de alguns dos principais elementos de segurança da moto e também dos documentos obrigatórios para a circulação em via pública.
Tudo ok, prontos para o percurso e para o prólogo do dia.
Fomos deixar as "tralhas" na residencial (marcada com uns meses de antecedência...) e almoçar, pois a fome já apertava.
Pouco depois das 15:00 já estávamos em cima do palanque onde o principal responsável deste evento, o Ernesto Brochado, debitava informação e nos desejava um bom passeio.


Embora sendo um percurso muito bonito, não tenho qualquer imagem do mesmo...
A forte chuva que começou a cair pouco depois da partida não parou até voltarmos novamente ao ponto de partida. Pareceu de propósito :-(
É que os que sairam mais tarde quase não apanharam uma gota...

À noite, fizemos o primeiro jantar todos juntos.
Um imenso pavilhão da associação industrial de Bragança albergou os perto de 1000 participantes deste evento. Um bom arroz de frango, uma frutinha e... de volta à residencial.
Preparamos o roadbook - é preciso montar as páginas A5 para o formato "rolo" - e rapidamente caímos na cama, pois o dia de amanhã iria começar às 6:30...
Deve ter sido das vezes que mais rapidamente adormeci, desde que me lembro. Deitei-me, fechei os olhos e ...

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