Ao fim de quatro meses e cerca de mil e quinhentos quilómetros percorridos em utilização e teste, cá fica a minha opinião sobre os Metzeler Enduro 3 Sahara.
Troquei para estes pneus depois de duas "temporadas" com a Transalp equipada com o Metzeler Tourance.
Andei, durante uns tempos, para experimentar os Continental TKC80, mas decidi, in extremis, experimentar uns de piso misto primeiro.
A primeira vez que rolei com os Enduro 3 senti logo a (grande) diferença.
São mais ruidosos e o comportamento da Transalp passa a ser mais "pesadão".
Relativamente à estabilidade a diferença é algo significativa. A moto não foge em linha recta, mas em auto-estrada nota-se a tremura provocada pelos tacos, ou melhor, pelos grandes sulcos. Ao fim de algum tempo de viagem os braços têm tendência a ficar dormentes.
A curvar em estrada seca o nível de segurança é elevado, sem grandes pontos negativos a considerar.
O (grande) problema deles está em estrada molhada. São um verdadeiro susto (quando comparados com uns mais estradistas TrailWing ou Tourance).
A distância de travagem fica demasiado alongada pois bloqueiam com demasiada facilidade e depois não dá confiança nenhuma para deitar nas curvas...
Mas a razão de os ter metido foi para rolar fora-de-estrada e aí sim eles sobressaem!
Têm um comportamento muito melhor do que Tourance ou TrailWing em lama, em gravilha ou em terra, compacta ou solta.
Enquanto com os outros a moto tem tendência a não andar a direito, com os Enduro 3 esta segue muito mais estável.
Em gravilha tem mesmo um comportamento muuito melhor, e em lama escorrega muuito menos, embora ainda pudessem ser um pouco melhores...
Como conclusão, os Enduro 3 sairam tal e qual eu tinha antecipado.
São uns bons pneus mistos, revelando um comportamento muito são em fora-de-estrada e muito aceitável em estrada, onde é preciso algum cuidado a rolar quando em piso molhado.
Falta saber quantos quilómetros farão com a minha condução e utilização ...
Sem comentários:
Enviar um comentário