30 dezembro 2009

Cursando Condução Todo-o-Terreno

Com um título em brasilêro (...) começo a descrição de uma actividade em que participei há mais de 3 meses, em 19 de Setembro, mas que, com o início de 2010, voltou a ganhar actualidade (já explico...).

O evento teve lugar numa quinta de Marco de Canaveses, mais propriamente em Livração, e correspondeu a um estágio de condução Todo-o-Terreno que o piloto Pedro Bianchi Prata ofereceu a alguns elementos do Moto Clube do Porto em troca da disponibilidade para comissariar uma prova de Enduro, uns meses antes.


A ideia era melhorar a minha condução em Todo-o-Terreno, com a Transalp, embora soubesse de antemão que o curso seria mais dirigido à condução de Enduro e não propriamente de Trail.
Com três motos BMW G450 X Dakar, da escola, e mais duas, de outros tantos sócios, fomos experimentando as diferentes técnicas propostas pelo "professor" Bianchi Prata.


Curioso foi perceber que, embora todos os que lá estávamos já tivéssemos alguma prática em condução TT, pelos passeios para Trail que temos feito, praticamente ninguém tinha grande prática de condução neste tipo de moto, mais endurista e de tacto muito distinto das Trail.

A posição de condução de pé é (quase) obrigatória, mantendo os cotovelos abertos e com o peito sempre por cima do guiador. Mas isto nem é nada de muito complicado.
O mais difícil de habituar é à travagem, principalmente com o travão da frente. Mais uma vez, ninguém estava habituado a tal. Parecia um contra-senso para todos.
Mas resulta! É apenas uma questão de dosear a maneta até atingir o limite de bloqueio, mantendo sempre um cheirinho do travão traseiro, para equilibrar.


Depois de uma primeira sessão na pista de motocross e à volta das vinhas da quinta, saímos para outra localização: uma nova quinta, a cerca de 1 km da primeira, que proporcionava uma nova pista em torno da mesma.
Aproveitando para uma sessão fotográfica...
;-)


Mas antes de circularmos em volta da mesma, nova sessão de treino: travagem forçada antes de curvar à direita.
Nesta tivemos direito a exemplificação e de ficarmos todos (mas todos mesmo!) de queixo caído.
O Pedro, que sem equipamento não queria exagerar (dizia ele!!...) fez uma derrapagem controlada com a roda da frente de uns bons dez metros, antes de fazer a curva.
E esta nem era a forma de curvar à competição!


Nós lá íamos tentando... mas a coisa é mais complicada do que parece.
Ou se trava muito cedo, ou a roda foge demasiado para o lado errado, ou...
Mas era muito interessante verificar o poder de travagem das G450, preparadas para competição com alguns elementos de grande qualidade, como eram as suspensões (só elas ficavam por mais aérios que a minha Transalp!... ;-)
E então quando comparadas com as outras duas, uma Honda 350 e uma Yamaha 250 (a dois tempos), completamente stock, é que se notava a grande diferença...


Mas o ponto alto do dia estava a chegar.
Pudemos todos testar, em duas voltas à pista, a moto de competição do Pedro Bianchi Prata.
Que excitação!!
Uma moto que tinha chegado há muito pouco do Brasil, onde tinha competido no Rally do Sertões, obtendo um 23º lugar.
Ainda vinha com gasolina brasileira no depósito e o resultado eram uns alucinantes rateres de cada vez que se reduzia para mais uma curva.
Apaixonante!
Todo aquele comportamento de competição, com uma suspensão que parece ultrapassar todas as dificuldades sem qualquer dificuldade.
Adorei!


Claro que uma moto destas conduzida por mim deixa muito por desvendar!...
É nas mãos de um piloto profissional, que treina umas horas diárias em cima dela, que se revela em absoluto.
Outras amostras de domínio foram mostradas na sessão de saltos.
Uma coisa é vê-los a saltar na televisão, em provas de motocross ou de exibição, mas outra bem diferente é vê-los mesmo à frente!...
Chega a ser assustador.


Mas isto foi há três meses pois agora a "bichinha" está novamente na América do Sul, desta vez na Argentina, já em parque fechado depois das verificações técnicas, preparada para arrancar amanhã, dia 1 de Janeiro, no Rally Dakar.
O Pedro Bianchi Prata vai participar uma terceira vez nesta mítica prova, pela segunda, infelizmente, fora de Africa.

Pena que também não lá esteja...
Quem sabe qualquer dia ;-)
É que com a perícia de condução TT que ganhei neste curso, ninguém me segurava!!
Reparem neste saltos. Quase que saía do chão!
:-)))


O encontro terminou com os pés debaixo da mesa, num belo repasto também oferecido pela "casa".

Quanto ao estágio, gostei e vale a pena!
Os links que deixei atrás permitem facilmente obter os contactos para marcar um curso.
Ainda estou a pensar em marcar um para o Gonçalo.
Em 2010, já com 8 anos, pode ser uma prenda engraçada...

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom. Crónica como deve ser e a deixar água na boca...

Sócio MCP nº..., nº... esqueci-me