17 março 2009

Dureza da moleza

Sim, a areia, tipicamente mole, também pode ser dura!
Mas já explico... ;-)

Os últimos tempos não têm sido férteis em posts, embora não seja por haver falta de "material"!
Aqui fica a prometida selecção de fotos do passado dia 1 de Março, do passeio organizado (se é que se pode chamar assim...) by me!


De organização teve mesmo muito pouco. Mas, como praticamente toda a gente do grupo concorda, esta é mesmo a melhor forma de se conseguir fazer alguma coisa.
E, desta vez, a "alguma coisa" até foi engraçada.
Digo eu, que sou pouco suspeito! ;-)


A ideia surgiu-me logo quando cheguei a casa, depois de lá ter ido de moto.
"Porque não convidar o grupo com quem ando de carro para lá ir, experimentar a condução na areia?"
Foi esse o ponto de partida, e a adesão foi surpreendentemente grande.


Nos pontos de encontro definidos, e às horas marcadas, lá estávamos nós, em 9 carros, todos prontos a mostrar o Peterhansel que há em nós.
Quais areias do Sahara, qual carapuça. As nossas areias é que são do melhor!
Ou do pior!...
:-))


Com o Pinin a carro zero nas pistas, esta foi mais uma experiência nova para mim!
A "abertura dos troços" tem qualquer coisa de especial...
Uma experiência que não desgostei e que pode ser para repetir.
A ver vamos!


Mas passemos então à explicação da dureza.
A condução na areia tem as suas especificidades (cara, esta... ;-)
Uma delas, a total falta de direccionalidade, depois de entrar nos regos feitos pelos carros que por lá passaram antes, principalmente os mais pesados e de pneus maiores (que basicamente são quase todos...)
A outra, a necessidade de "lanço" para conseguir atingir o topo das dunas.
Ora, estes dois factores juntos faziam com que, de vez em quando, não evitasse uma pancada mais forte com a protecção frontal, o que fez com que terminasse o passeio a precisar de umas pancaditas...
Nada de especial, embora não seja propriamente uma sensação agradável!


A outra coisa muito dura que encontrei por lá foram os mecos que sinalizam alguns cruzamentos.
Umas pequenas colunas com cerca de 20 cm de diâmetro, que em alguns casos quase não sobressaem da superfície da areia e... para disfarçar (só pode!) estão pintados à cor da areia.
Como não podia deixar de ser (...), até porque ia a abrir as "hostilidades", tive um encontro imediato com um destes mecos.
Foi provavelmente a maior pancada que dei, em alguma coisa, em 20 anos de condução automóvel.
O meu co-piloto é que se assustou a sério, tendo em conta o salto que deu da cadeira. "Agora é que f... tudo!", disse ele.
;-)


Tendo batido com a roda da frente direita, parei imediatamente para confirmar se o pneu não estava furado, ou a jante empenada.
Que nada! Estava tudo ok!
Mais estranho ainda foi quando cheguei à estrada e verifiquei que a direcção não sofria de qualquer desalinhamento.
Correu bem! Podia ter corrida mal...
A baixa pressão dos pneus, necessária para circular nestas pistas, deve ter tido influência no bom resultado deste encontro.


Mas foi realmente curioso verificar, na prática, a grande influência que a pressão dos pneus tem na circulação em areia.
Como é possível ver pelo filmezinho que coloquei no post anterior, o Discovery do Manuel não conseguia subir uma das dunas, pois ia com a pressão "normal" para circular em estrada, ligeiramente acima de 2 bar.
Quando resolveu baixá-la para 1,5 bar, até parecia fácil.
É mesmo assim!


Embora não tenha sido utilizada a lista de comunicação do Fórum-TT para a marcação, este foi um encontro ao seu estilo, até porque todos os elementos que lá estavam pertencem à sua lista.
Assim, o almoço foi em pic-nic.
Lá no meio das areias, bem perto do posto de vigia de Areão, encostamos as máquinas e, uns no capôt, outros nas malas dos carros, improvisaram mesas para pousar as "maravilhas gastronómicas" que cada um levou.
Eu usei o guarda-lamas do Defender do Hélder.
Todo-Terreno e Todo-Serviço.
:-)


Como achei melhor meter gasolina, pois a progressão em areia é extremamente "gulosa", acabamos por ir mesmo a Praia de Mira.
Aproveitamos este desvio para um cafezinho numa esplanada junto à praia.
Parecia combinado e, parte do planeado ;-))
E em Praia de Mira também há pescadores de bom gosto!


Para a parte da tarde havia ... a surpresa em termos de percurso.
É que se para "baixo" tinha o trilho marcado no GPS, para "cima" resolvi inventar e vir à descoberta de caminhos novos.
Curiosamente, acabou por correr muito bem, uma vez que as maiores dificuldades encontradas acabaram por apimentar mais o passeio, o que permitiu a todos um maior gozo.
Deu ainda para outras experiências, embora não tanto radicais como a minha (ainda da parte da manhã), onde acabei por "conseguir" ficar completamente atascado, sem possibilidade de sair pelos próprios meios (do carro, apenas).


Muitas destas "experiências" eu não tive oportunidade de presenciar, uma vez que se passaram mais atrás no pelotão, e eu apenas podia ficar à espera, a ouvir pelo rádio CB, lá na frente.
Algumas delas passaram por algumas dificuldades do Frontera do PAS para subir algumas das dunas da parte da tarde e outras por alguns "atascamentos propositados" de algumas das máquinas mais preparadas, que não sentiam as mesmas dificuldades dos "mais comuns dos mortais".
;-)


No geral, penso que correu muito bem!
Para mim serviu para desgustar um tipo de terreno que há muito gostava de conhecer.
É realmente um tipo de condução diferente de tudo o que tinha experimentado antes, com alguns pontos positivos e outros... nem por isso.
O facto da areia se começar a introduzir por todos os cantos, de todas as peças mecânicas, não é propriamente um gozo!
Passados mais de 15 dias ainda ando a limpar areia de alguns sítios, como dos cubos das rodas, junto aos pistões e calços de travão.


Para terminar, e mais uma vez, o agradecimento a todos os que estiveram presentes, por este dia muito bem passado.
Uma boa companhia torna estes dias sempre muito agradáveis!
Pena que alguns não tivessem podido estar presentes.
Garanto que iam gostar de ver a "pequena grande máquina" a liderar o pelotão!!
;-)

1 comentário:

benjemaa disse...

Boa noite,

estou a preparar uma ida a marrocos, depois de ler teu blog estavo muito intersado de fazer este percurso nas areias de aveiro, podes me passar os tracks em gpx o outro formato,

obrigado pela ajuda,

sherifsalem@yahoo.com