E aqui está ela, a prometida selecção alargada de fotos do passeio para Trails do passado dia 15 de Fevereiro, o primeiro passeio do ano para este tipo de moto, organizado pelo Moto Clube do Porto.
Marão e Alvão rimam com Tosta (;-) e assim foi!
Mais uma vez o Rui Tosta a comandar as tropas e mais uma vez com início na casa da guarda florestal de Fridão.
Lá, entra-se em terra por uns estradões muito bonitos, e ainda para mais com o dia de sol fantástico que se fez sentir.
Desta vez, dali seguimos um pouco mais para norte, no sentido de Mondim de Basto, e à tão emblemática Senhora da Graça, que tão fotogénica fica, por trás da Transalp!
;-)
Estava prometido ser um passeio fácil, acessível a todos e a todas as motos.
E até foi, mas isso não impede os contratempos dos furos.
Contratempo? Será mesmo? Não sei!...
É que uma das coisas muito animadas destes passeios são as duas de letra que se vai tirando, precisamente nestas paragens. E uma vez que o passeio até era fácil em termos de percurso, tinha de haver outras "distrações" :-)
Mas o que mais destaco neste percurso é a beleza paisagística.
O Alvão é realmente muito bonito!
A primeira paragem turística foi na conhecida "Fisgas de Ermelo".
Aqui, as cabras do monte ao lado... da cabra do monte.
:-)))
E as fisgas, ou quedas de água.
Tanta água e tanta pedra!! :-O
Para nordeste de Ermelo, no sentido de Lamas de Ôlo, atravessamos algumas pequenas aldeias muito interessantes.
Interessantes... esteticamente e paisagisticamente, mas que me custa sempre perceber como é que a população por lá se mantém.
Parece que estão abandonadas no meio das serras, com uns acessos... pouco acessíveis.
Nunca tinha passado em Lamas de Ôlo, embora há muito que conheço esta pequena localidade de nome.
Está num vale muito bonito, atravessado pelo rio Ôlo (... claro! ;-) e por umas pontes de pedra muito antigas. Vale bem a pena uma visita mais calma!
E a sua barragem, logo acima.
E foi ao circundarmos esta barragem que apareceu uma das maiores pequenas (ou pequenas maiores ;-) dificuldades do dia: troços de lama e neve.
Torna o percurso um pouco mais apimentado :-D
É que embora estivesse um bonito sol, lá "em cima" estava bem fresco e a neve ainda se mantinha.
Lindas imagens!
Mas as dificuldades eram só para alguns.
Havia depois aqueles que se "atreviam" a estas coisas...
O Osaga a meter inveja ao pessoal, com um controlo à trial da sua 125.
A chegada ao asfalto da Campeã, onde paramos para almoçar.
E se de início não queria alinhar nas "tripas à moda do Porto", e me fiquei apenas pela sande de presunto transmontano, com queijo e marmelada, não aguentei!
Tive mesmo que mandar vir uma malguinha das tão afamadas tripas.
E que bem que souberam :-)))
E com umas tripas no bucho (...) lá seguimos nós, agora para o alto do Marão.
Lá no alto ainda havia muita neve, e nos recantos mais sombrios o gelo fazia as motos patinar...
A neve é sempre divertida e o grupo aproveitou para uns 15 min de brincadeira.
Um mês antes tinha sido impossível, ou pouco aconselhável, fazer a mesma coisa...
De lá descemos, com direcção sudoeste, por uns trilhos também já bem conhecidos, mas sempre interessantes!...
... É que o ano passado fiquei preso numa destas regueiras, precisamente depois desta curva à esquerda.
É que a fotografia (como sempre) não aparenta, mas neste sítio desce bastante!
O percurso de regresso a Fridão fez-se contornando o Marão, agora por trilhos de menor altitude.
O grau de dificuldade dos mesmos não é elevada, mas o nível de atenção tem de estar bem "lá em cima". É que um erro aqui pode custar uma queda pelas encostas... por umas dezenas largas de metros!
O Sérgio, que fechava o pelotão, na passagem pelo "túnel", perto de uma das antigas e abandonadas minas de volfrâmio do Marão.
Para terminar, a única foto do Tosta em acção.
Ele que voltou a levar a sua DR e que aqui já rodava há uns quilómetros com o pneu da frente furado.
E nem sequer foi isso que o impediu de manter um andamento de 60/70 km/h pelos estradões planos até Fridão :-O
Grande maluco!
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