30 março 2018

4 novas borrachas

A primeira, e única, vez que troquei os quatro pneus do Pajero Pinin foi há já 15 anos.
Na altura, o Pinin tinha 30 mil km. Agora tem 150 mil...

É certo que parte destes 120 mil km foram feitos com os Insa Turbo Sahara
Ainda assim, os Michelin 4x4 Synchrone fizeram mais de 100 mil km!!...


Há cerca de um ano que andava para fazer isto.
Em termos de piso, os Michelin ainda estavam dentro da legalidade... mas a idade não perdoa. Nem a nós nem à borracha, que se tornou demasiado dura.
O resultado era que escorregavam imenso em piso molhado!...

Mesmo com pneus novos, a tracção traseira e os 120 cv do Pinin já não perdoam muito.
Com pneus com 15 anos... todo o cuidado era pouco!

Depois de muito analisar e comparar, a escolha caiu nos BFGoodrich All Terrain T/A  KO2.
São na medida imediatamente a seguir, em termos de altura, à medida de origem, a que consta do livrete (215/70 R16 e não 215/65 R16).
Ainda que muito melhores a nível de segurança, não estão (totalmente) legais!...

No entanto, a opção não foi totalmente inocente.
Andei, durante os últimos anos, a perguntar, nas IPO e a um ou outro GNR, qual seria a reacção a esta alteração. 
Todos me afirmaram que na medida imediatamente acima, ou abaixo, ou seja, que dentro de um certo desvio percentual, a alteração era aceitável.

Mas uma coisa é o que se diz, outra o que se faz.
A ver vamos...



1 comentário:

Unknown disse...

Acabo de comprar uns iguaisinhos para o meu Pinin.


Seria bom criar um grupo o clube Pinin Portugal, para trocar informação e experiências com marcas de peças.