Depois de uma conversa que tive há uns dias com os meus colegas da Atlética-equipa do MC Porto, Maxions, e aproveitando o fácil acesso a um sonómetro (que está neste momento em cima da minha secretária de trabalho), resolvi testar o nível sonoro da Africa Twin.
A segurar na mão o equipamento a cerca de 1,2 m da saída do escape, estes foram os valores obtidos:
Rotação /rpm Nível sonoro /dB(A)
2000 79
3000 80
3750 86
5000 89
máx("gasada") 104
O único valor indicado no livrete, e inscrito numa placa na própria moto, é o referente às 3750 rpm, com um valor máximo (legal) de 93 dB(A).
No entanto, resolvi fazer um varrimento a outras regimes de funcionamento do motor para avaliar se o nível sonoro, em funcionamento "normal", andava muito fora do valor máximo.
E não.
Primeiro, às 3750 rpm, o nível sonoro está bem abaixo do limite legal.
Segundo, só mesmo quando se acelera a fundo, até ao corte, perto das 7000 rpm, é que esse limite é ultrapassado (e aí bem ultrapassado!), chegando a valores acima dos 100 dB(A).
Nada mais a reportar, disse! ;-)
A segurar na mão o equipamento a cerca de 1,2 m da saída do escape, estes foram os valores obtidos:
Rotação /rpm Nível sonoro /dB(A)
2000 79
3000 80
3750 86
5000 89
máx("gasada") 104
O único valor indicado no livrete, e inscrito numa placa na própria moto, é o referente às 3750 rpm, com um valor máximo (legal) de 93 dB(A).
No entanto, resolvi fazer um varrimento a outras regimes de funcionamento do motor para avaliar se o nível sonoro, em funcionamento "normal", andava muito fora do valor máximo.
E não.
Primeiro, às 3750 rpm, o nível sonoro está bem abaixo do limite legal.
Segundo, só mesmo quando se acelera a fundo, até ao corte, perto das 7000 rpm, é que esse limite é ultrapassado (e aí bem ultrapassado!), chegando a valores acima dos 100 dB(A).
Nada mais a reportar, disse! ;-)
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