Ao fim de quase 7 anos, apresento um gráfico com todos os dados referentes aos consumos de combustível que fiz com o Pinin, desde Junho de 2002 até hoje.
Este é um assunto que ando há já algum tempo para publicar.
Depois de olhar para o registo de acessos a este Aventuras Blogais, derivados de pesquisa por palavras chave, percebi que este é um dos temas mais pesquisados, logo atrás dos "Amigos, de Fernando Pessoa" (que já eram muitos, e na altura dele não havia facebooks!... ;-)
Interpretando e analisando o que está no gráfico:
O traço mais uniforme e mais central, a vermelho, corresponde à média global, desde a primeira vez que o carro foi atestado, até hoje.
O seu valor final é de 9,81 L/100km.
Durante os dois primeiros anos rondou os 9,6 L/100km, mas em 2006 e 2007 chegou muito perto dos 10,0.
Registei, no mesmo gráfico, os valores das médias calculadas ano a ano.
Se no início, nos dois primeiros anos, se percebe uma constância grande, a partir de um certo ponto é notória uma grande variação.
A razão para isto está em ter deixado (por razões várias) de atestar sempre o depósito. Por vezes metia apenas 10 € (por exemplo), o que "estraga" totalmente o calculo da média. Daí, nem sequer representar os consumos individuais, por depósito...
Para cada ano tracei também a linha de tendência, calculada pela média de 5 ou 6 consumos.
Destes, é interessante constatar os grandes consumos verificados nos anos de 2005 a 2007. É impressionante a correspondência com o período de enorme stress que estes anos foram para mim!...
Por outro lado, 2005 também foi o ano em que comprei a Transalp. Posso ter sido tentado, inconscientemente, a manter o mesmo ritmo de andamento no Pinin. É possível!...
Neste último ano, de 2009, os consumos voltaram a baixar muito, para os mais baixos de sempre.
Cheguei a conseguir fazer valores de 8,5 L/100km de média por depósito, que é um valor muito bom para o Pinin. A um mês de finalizar o ano, 2009 está com uma média de 9,2 L/100km.
Valores inferiores a isto são possíveis, mas não correspondem à minha utilização normal.
Como exemplo disto, o menor consumo que fiz num depósito foi de 7,6 L/100km, feito em estrada livre, a rolar muito certinho, sem trânsito, a rondar os 70 km/h. Durante os primeiros 100 km consegui mesmo manter os 6,5 L/100km...
Mas tenho também o perfeito exemplo do oposto: com o carro ainda frio, e ao terminar uma subida de 2 km, em pedra, feita em 1ª velocidade, o computador de bordo indicava o módico valor de 27,2 L/100km!!!...
Mostro ainda um segundo gráfico que considero ter um certo valor histórico.
Nele são registados o valor médio do custo da gasolina, por ano, e, também por ano, a distância percorrida.
Há umas semanas li, num artigo de jornal, que estamos actualmente em deflação e que a gasolina estava dentro dos produtos que mais tinha desvalorizado neste ano de 2009.
É verdade. O valor que estamos a pagar actualmente é inferior ao valor médio de 2006!!
Na distância anual percorrida verifica-se uma normal diminuição a partir de 2005.
Estabilizou nos 8000 km, o que ainda é um valor relativamente elevado, considerando que em cerca de metade dos dias de semana circulo de Transalp.
Para finalizar, dois valores globais: gastei, com o Pinin, em quase 6 anos e meio, 6971 litros de gasolina, o que corresponde a 7923 €.
5 comentários:
Viva JFAlves,
Obrigado pelo post, os consumos são bastante bons para o motor 1.8 e para percursos feitos algumas vezes em 4x4.
Já me decidi e vou avançar em busca de um Pinin para brincar um pouco nos caminhos das serras do Norte.
Cumprimentos
Rui Ferreira
Boas,
Espero então encontrar mais um Pinin no monte. Para já ainda não encontrei muitos mas, finalmente, já se começa a ver muito "material" na net sobre este fantástico carro.
Na altura que comecei a andar com ele não se via praticamente nada...
Já agora Rui, és de onde?
Viva JFAlves,
Sou de Vila das Aves, pertence ao concelho de Santo Tirso.
Vou começar a procurar bem os Pinin, não vai ser muito fácil pois como tenho carro para dar como retoma em princípio vou ter que comprar num Stand.
A minha ideia é ter um 4x4 mais pequeno e que seja mais prático para alguns passeios mais curtos e o Pinin é o que mais gosto.
É que para passeios mais longos tenho um Pajero DID, mas que em certos caminhos mais apertados dá pena meter. Se quiser dar uma vista de olhos nele, aqui fica:
http://www.mitsubishi-4wd.org/showthread.php?t=2789
Cumprimentos
Boas,
Eu sou um jovem que nem carta de ligeiros tem :)
A verdade é que sou um grande fã de pajeros e, por isso, do pinin. Já há muito tempo que eu comecei a investigar sobre o jipe.
Para além dos consumos, o motor tem sido também alvo de muitas criticas. Já ouvi dizer até que a potência do carro é baixa, factor que, sem dúvida, me surpreendeu, sendo um 1.8 a gasolina com 120cv...
Bem, depois de ter visto as várias fotografias e artigos do seu pinin (JFAlves) queria colocar-lhe algumas questões, antes de ponderar seriamente a compra deste jipe:
- O motor tem lhe dado alguns problemas? E para além do motor?
- Acha que o motor tem a rentabilidade esperada, para um 1800cc a gasolina? :)
- Qual é a velocidade máxima do pinin?
Agredecia-lhe imenso que respondesse a estas questões :). Eu queria mesmo comprar o jipe, mas com as criticas que tenho ouvido, já pensei em desistir.
Obrigado
Em resposta às questões deixo aqui uns links para anteriores posts neste blog, que transmitem a minha opinião sobre o Pinin.
http://jfalves.blogspot.com/2010/04/pinin-em-resposta.html
http://jfalves.blogspot.com/2007/07/anlise-aps-5-anos-pelo-monte.html
http://jfalves.blogspot.com/2007/07/anlise-geral-aps-5-anos.html
Espero que ajudem para a futura aquisição ;-)
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