18 fevereiro 2013

Consumos do Pajero Pinin. Sempre eles!

Há um "fenómeno" que surgiu em mim nos últimos anos, do qual não sei a quem atribuir a responsabilidade: a minha actual condução "pachorrenta".
Não sei se à idade (os vintes, a idade da imortalidade, há muito que passaram), se à responsabilidade de pai de família, se... aos consumos do Pinin.

Foi precisamente sobre consumos que há cerca de um mês tive uma experiência interessante, enquanto tinha o carro no mecânico para fazer a revisão. Um mecânico que presta um serviço que que me dá imenso jeito: vem buscar e trazer o carro a casa.
Quando o entregou em casa perguntou-me se era normal o computador de bordo marcar "estes valores". Marcava, na altura, 14,2 L/100 km.
Sim, é!, respondi-lhe eu. Sim, se conduzir o carro com o "pé pesado".
Primeiro, a distância entre a minha casa e a oficina é curta, o que não permite que o motor aqueça convenientemente,
Segundo, ele não andava propriamente "na poupa"!
Resultado, os consumos disparam... disparatadamente ;-)

Mas eu continuo a manter, praticamente desde que tenho o carro, consumos, no computador de bordo, entre os 8,9 e os 9,2  L/100 km, mesmo na condução casa-trabalho, numa distância que ronda os 13 km.
Já sei que não correspondem à verdade (pois se contar com a gasolina metida no depósito e os quilómetros efectuados  o consumo ronda os 9,8 L/100 km).
Ainda assim, não posso reclamar muito.
É assim, faz parte!


05 fevereiro 2013

De Fridão a Fridão... pelo Marão e Alvão

Título sugestivo, este!

Isto é mesmo por épocas. Há imensos assuntos que vão ficando para trás e, de vez quando, lá aparece um que até tem direito a tempo de antena.
Aqui ficam meia dúzia de fotos e até um filme do último passeio que fiz com a Transalp, no último domingo, 3 de Fevereiro.


Organizado pelo Moto Clube do Porto, mais propriamente pelo Sr. Prof. Tosta, teve início e fim em Amarante, mais especificamente na aldeia (ou lugar?) de Fridão.
Subimos o Marão, descemos, voltamos a subir...
Já no final da manhã, cruzamos a aldeia de Mafamedes e subimos às "bentoinhas", ponto mais a sul do passeio, com uma vista incrível, num dia limpo qb, com paisagem de longuíssimos quilómetros, para o Porto, a poente, para Vila Real, a nascente, e para Viseu, a sul.



Depois do almoço, uma esplêndida tripalhada à moda do Porto, num restaurante que já é tradição, na aldeia da Campeã, subimos ao Alvão, contornando o parque natural.
Ainda apanhamos uma nevezita...
Pouca, é certo, mas ainda deu para ver um pouco do que sobrou do manto branco que cobriu estas serras ainda há uns dias...



A passagem e paragem nas Fisgas de Ermelo fez mais uma vez parte do passeio, permitindo a tradicional foto de família.




Estes passeios, por muito que conheça, e por muita experiência que tenha adquirido, continuam a surpreender.
Ou é pela própria beleza da paisagem, pela condução fora-de-estrada, ou pelo convívio que se estabelece entre todos, a participação é sempre um gosto grande.
Obrigado a todos os participantes e em particular à organização.

As restantes fotografias do dia estão aqui.

Para finalizar, o tal "imagens moventes" já referido.



01 fevereiro 2013

Diamond cat

Beautiful, bright and shining.
Here she is, Princesa, with her diamond necklace!

Quero ver quanto é que os pais dela me vão dar por esta fotografia ;-)