31 janeiro 2007

De Transalp pelo Marão

O post de hoje, o primeiro com alguma intenção para além da própria apresentação, leva-nos às paisagens invernais do Marão, com pouca neve mas com muito frio e algum gelo.

As fotos são do passeio para maxi Trails, organizado pelo MCP, que decorreu no passado domingo, 28, e no qual participei com a minha Transalp, juntamente com outros 13 Trailistas.

O passeio começou na bonita cidade de Amarante, de onde arrancamos no sentido da serra da Aboboreira. A primeira paragem, já em plena serra do Marão e em cima de gelo, permitiu que o grupo enregelado apanhasse algum sol, mas onde nem havia vontade de tirar o capacete :-)


Algumas das paisagens, outrora tão verdejantes, agora estão cinzentas, depois dos incêndios ocorridos no verão passado.



Pelo menos no vale da Campeã alguma verdura perdura, porque nem as encontas leste do Marão se safaram à violência das chamas.

Mas o gelo permite, sem dúvida, a obtenção de imagens fantásticas.
Por vários sítios da serra, principalmente os mais abrigados, viam-se quedas de água geladas, paradas no tempo e no espaço ;-)


Mas sem dúvida que a parte mais animada do dia aconteceu durante a primeira paragem depois do almoço.
Numa pequena barragem, quando aproveitava a beleza paisagística para mais uma sessão fotográfica, fui apanhado desprevenido...
Bastou um pequeno instante de distracção para colocar um pé em cima de uma placa de gelo e... lá fui eu pela cascata abaixo. Uma queda de cerca de 2,5 m, em cima de algumas pedras, que poderia ter corrido mal! Felizmente, e devido a todo o equipamento de protecção que na altura usava para me proteger de uma eventual queda de moto, não sofri qualquer dano físico.
A excepção prendeu-se ao banho que eu e a máquina fotográfica sofremos :-(
Mais uma vez devido ao fato da moto, mesmo tendo ficado completamente a escorrer por fora, a minha roupa interior (ao fato) não se molhou. O mesmo não se pode dizer da câmara... que ficou imediatamente sem bateria o que levou a que ficasse com a lente aberta e para fora.
Depois de a ter deixado a secar por cerca de 24 horas, volteia colocar-lhe a bateria e a ligá-la.
Funcionou!!
Ainda com alguns problemas de humidade no display, que eu pensei inicialmente que fosse mesmo na lente ou CCD...
Mas já está totalmente recuperada e a funcionar bem (bom, à excepção de um pequeníssimo ponto na imagem, quase imperceptível, quando com a abertura e zoom no máximo...)

.

E assim termina este primeiro post das minhas Aventuras Blogais.

O próximo será concerteza com outro tema, mas sempre acompanhado de fotografias interessantes.

Até lá.

25 janeiro 2007

A primeira Aventura


Aqui estou eu, em mais uma aventura desviadora de tudo aquilo que deveria efectivamente fazer.
Para iniciar, nada mais simples do que escrever umas linhas e adicionar uma foto desfocada de mim próprio. Sim, aquele sou eu. A testar a nova alfa100. Não, não é minha... infelizmente!

O tipo de fonte escolhido também é importante: faz-me lembrar imediatamente de... do... pois... disso!

Será bom? Será mau?

A ver vamos.